segunda-feira, 21 de abril de 2014

Pesquisa no Laboratório de Informática

Para deixar a aula de sábado mais interessante a Professora Claúdia propôs atividades no Laboratório de Informática, onde os alunos do 5º ANO A fizeram pesquisas.
Os alunos ficaram tão envolvidos no trabalho que nem perceberam o tempo passar.










FRATERNIDADE E TRÁFICO HUMANO

O tema da Campanha da Fraternidade 2014 "Fraternidade e Tráfico Humano" foi explorado e trabalhado pelos professores e  pelos alunos.


A Campanha da Fraternidade de 2014 chega numa boa hora em nosso país. O Brasil é palco de importantes eventos internacionais como Copa do Mundo, neste ano, e Jogos Olímpicos, no Rio de Janeiro, em 2016. A realização destes eventos aumenta a oferta e a procura pelo turismo sexual. Denúncias de trabalho escravo e exploração sexual, sobretudo de menores, fazem parte das manchetes dos nossos jornais quase de forma cotidiana. No Congresso Nacional, uma Comissão Parlamentar procura denunciar quem promove esta prática criminosa. A Igreja Católica pretende se unir a outras entidades, a fim de denunciar esses crimes e chamar a atenção da nossa sociedade para um mal social, ao qual, muitas vezes, nós fechamos nossos olhos. 
O Papa Francisco, desde o início do seu pontificado, tem sido uma voz de denúncia e de clamor pelas vítimas do tráfico humano no mundo todo. Francisco já fez vários pronunciamentos para que a sociedade não se cale diante dessas atrocidades com os filhos e filhas de Deus. “O tráfico de pessoas é uma atividade ignóbil, uma vergonha para as nossas sociedades que se dizem civilizadas”, exortou o Pontífice durante uma audiência aos responsáveis do Pontifício Conselho para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes da Santa Sé em maio de 2013. O Papa condenou o tráfico de seres humanos, considerando-o uma “vergonha”. Disse ainda que “exploradores e clientes deveriam fazer um sério exame de consciência diante de si e diante de Deus”.Cada um de nós é chamado a se envolver nesta causa social e combater esta perversidade humana. Não se iniba em denunciar qualquer suspeita deste crime perto de você. Ao mesmo tempo, não deixe de ajudar entidades que trabalham por esta nobre causa. O trabalho escravo e a exploração sexual acontecem, muitas vezes, ao nosso lado, mas não nos damos conta disso. Cristo nos libertou para que sejamos livres. Trabalhemos pela liberdade das vítimas dessa opressão!




LUTA CONTRA A DISCRIMINAÇÃO RACIAL

Penso que o mundo é um acordo imenso, de imensas geografias e diferenças.
Nenhum homem é igual a outro homem e só por esse mistério, a vida já vale a pena.
(Roseana Murray) 

Trabalhos realizados sobre o tema: 
A Luta Contra a Discriminação Racial